segunda-feira, outubro 16, 2006

Por que a MTV Brasil mudou tanto?

Ontem a tarde, tava esperando a namorada terminar de se arrumar e fiquei na sala zapeando na TVA. Coloque na MTV e me apareceu um programa chamado My Super Sweet 16. O programa que eu vi acompanhava um adolescente estilo "lôra burra", fútil até a micose do mindinho do pé, na preparação do seu aniversário de 16 anos. Ela falava de como o pai dava tudo pra ela, que ela era linda, popular, que a festa dela deveria ser o evento que todos iriam lembrar no futuro, que ela até falava com alguns "idiotas" da escola, mas que eles não seriam convidados pra festa dela e bla bla bla bla bla...

Não tenho idade pra ficar falando "no meu tempo...", "quando eu era mais novo..." e essas coisas de saudosistas chatos, mas, putz grila, que que aconteceu com a MTV?

Eu vi a MTV Brasil nascer e, com 11, 12 anos, já voltava correndo da escola pra poder ver o Disk, ficava vendo os programas à noite, com uns clipes menos "parada de sucesso", o Clássicos. Mais tarde, o Feijão, Barraco com a Astrid e tudo mais. Agora, quase sempre que eu ligo é um programa de auditório, um game-show, ou uma porcaria enlatada que nem esse programa que eu falei aí em cima.

Aparentemente, uma das poucas coisas boas que tem hoje são o Covernation (isso sim, é um programa de auditório pra um canal de música) e o Lab, que passa o que tá no nome do canal: MÚSICA!

Será que o público quer mesmo esses programas? Será que o público quer mesmo um MTV de Bolso que fica mostrando metade do clipe enquanto recadinhos de paquera e namorico ficam pipocando na tela? Acho que a discussão se expande quando a gente começa a se perguntar se a mídia dá as pessoas o que elas querem ou se a mídia diz pras pessoas o que querer.
Lembro de um VMB em que o Igor do Sepultura subiu no palco pra elogiar a MTV Brasil e logo emendou que ela era bem diferente da sua matriz americana, "aquela bosta...". E é justamente o mesmo modelo de programação que a nossa MTV tá copiando.

Espero que a gente tenha uma MTV2 logo, porque a gente pode, em breve, estar sem MTV nenhuma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só tenho uma resposta: a MTV, assim como a política no Brasil e a educação que a gente vê nas ruas, é um REFLEXO DO POVO BRASILEIRO.

E isso não é necessariamente uma coisa boa. Estamos indo cada vez mais pra vala.

Anônimo disse...

Vixi, me nego muito a acreditar que a MTV seja reflexo do povo brasileiro. Aquilo não anda espelhando coisa alguma, nem povão. Talvez uma geração de adolescentes que não dá valor às coisas que a gente dava... MTV2 urgente!!!